Qui 10 Mar 2011, 9:49 pm
Autor : Michel Ghelardi
Olá amigos!!
Seguindo com os tutoriais básicos que comecei a fazer para iniciantes, decidi fazer um outro sobre materiais.
Vou listar aqui e explicar por cima somente alguns
dos itens referente a materiais. Mas será o suficiente pra iniciantes
já começarem a criar seus proprios. (pelo menos os mais simples)
1-COLOR
Esse não deve ser dificil imaginar pra que serve! rsrs
Porém não é o menos importante! É nele que vamos carregar a textura q desejamos na maioria das vezes!
O botão com os 3 pontinhos (ver imagem) serve para vc buscar o arquivo com a textura desejada no seu computador.
Já o botão com a setinha (ver imagem) te dá uma série de opções para efeitos na sua textura e tb algumas ja prontas.
OBS: Esses dois botões vc verá em quase todos os itens de material e poderá utiliza-los praticamente da mesma forma
O Brightness regula a intensidade da sua cor.
O Mix Mode é uma boa ferramenta para vc misturar uma cor simples com uma textura q tenha carregado.
Por exemplo se vc tem uma madeira como textura e quer deixa-la mais avermelhada. Ele é ideal pra isso. Experimente!!
2-LUMINANCE
Esse é ideal pra dar mais luminescência ao seu material.
Imagine
que quer criar uma lâmpada acesa, ela vai precisar emitir uma espécie
de luz nela mesma, além da iluminação que vai usar no ambiente.
Experimente colocar esse material com o brightness em 100% num objeto de uma cena qualquer e verá bem o efeito que ele tem.
3-TRANSPARENCY
Bom..
esse o próprio nome já diz: dá transparência ao seu material. É muito
usado ppara os mais diversos tipos de materiais além de vidros é claro.
Exitem algumas modificações que podem dar o efeito desejado:
No Brightness, vc regula o quanto será transparente seu material.
No
Refraction, vc pode dar o efeito de refração pra fora ou pra dentro,
muito visto em vidros com larga espessura ou lentes e até mesmo em
alguns liquidos.
E no Blurriness, vc pode dar um efeito de vidro fosco, tente aumentar um pouco pra ver como fica.
4-REFLECTION
Esse é outro que não é dificil de se imaginar sua finalidade. Ele regula a reflexividade do seu material.
Regulando o Brightness, vc pode deixa-lo mais reflexivo ou menos reflexivo.
100% seria reflexividade de um espelho.
Porém,
se vc reparar, há materiais que refletem mas com um pouco de distorção
do reflexo, como na maioria dos pisos por exemplo. Pra isso vc tem,
assim como no Transparency, o Blurriness.
Aumente essa opçnao e verá que ele vai dar um aspecto mais fosco ao seu reflexo.
5-BUMP
O
Bump é uma das mais úteis e mais utilizadas. Ele dá ao material um
relevo ou uma rugosidade, de acordo com a imagem que utilizar nele.
Repare que no meu exemplo eu utilizei a mesma imagem que utilizei no Color. Isso criou sulcos nos vãos dos blocos.
O Bump lê as imagens de acordo com a claridade. As areas escuras ele reconhece como mais baixo e as claras como mais altas.
Carregue uma foto de rosto sua no bump e verá bem como ele funciona!
Experimente carregar tb uma imagem de listras pretas e brancas. Verá ezatamente o efeito q ele dá.
Mas vc tb pode regular a intensidade desse relevo no Strenght
6-ALPHA
O Alpha lê a partir de uma imagem carregada de seu computador, uma espécie de máscara.
Ele
faz com que tudo que esteja em branco permaneça no material e tudo o
que esta em preto fique totalmente transparente. Isso no caso do
exemplo, pois repare que o Color e o Delta dele foi ajustado assim.
Ou seja, o que estiver como Color, vai permanecer e em Delta ele vai "eliminar".
Foi
ajustado assim por causa da imagem que foi usada. Ela ee a mesma que
foi usada para dar a textura, porem como máscara, em preto e branco.
7-SPECULAR
Esse pode fazer toda a diferença no efeito final do seu material.
Se
reparar bem a sua volta, verá que a mairoria dos objetos possuem um
brilho. É onde eles refletem a luz recebida. Porém, repare também que
existemmaneiras diferentes de refletir. Alguns, aqueles mais lisos,
recebem a luz e a devolvem num brilho bem fino, já outros devolvem com
ela mais dispersa, comum em objetos foscos ou com rugosidade.
Esse efeito se dá, utilizando as 4 barras de setagem que o Specular possui.
Repare
que utilizei dois exemplos, com setagens para efeitos opostos, o
primeiro tem um efeito de material fosco e o segundo de um material bem
liso e brilhante.
OBS.: O Specular Color vai dar cor a esse brilho
O
resto dos itens que eu não expliquei, são geralmente usados para um
material mais avançado, mas procure fazer testes, ative-os e carregue
imagens nele e logo verá o efeitos que eles têm.
Bom.. acho q é isso!
Espero que esse tutorial simples possa ajudar ao iniciantes a começarem a fazer seus próprios materiais.
Abraço a todos!!
Olá amigos!!
Seguindo com os tutoriais básicos que comecei a fazer para iniciantes, decidi fazer um outro sobre materiais.
Vou listar aqui e explicar por cima somente alguns
dos itens referente a materiais. Mas será o suficiente pra iniciantes
já começarem a criar seus proprios. (pelo menos os mais simples)
1-COLOR
Esse não deve ser dificil imaginar pra que serve! rsrs
Porém não é o menos importante! É nele que vamos carregar a textura q desejamos na maioria das vezes!
O botão com os 3 pontinhos (ver imagem) serve para vc buscar o arquivo com a textura desejada no seu computador.
Já o botão com a setinha (ver imagem) te dá uma série de opções para efeitos na sua textura e tb algumas ja prontas.
OBS: Esses dois botões vc verá em quase todos os itens de material e poderá utiliza-los praticamente da mesma forma
O Brightness regula a intensidade da sua cor.
O Mix Mode é uma boa ferramenta para vc misturar uma cor simples com uma textura q tenha carregado.
Por exemplo se vc tem uma madeira como textura e quer deixa-la mais avermelhada. Ele é ideal pra isso. Experimente!!
2-LUMINANCE
Esse é ideal pra dar mais luminescência ao seu material.
Imagine
que quer criar uma lâmpada acesa, ela vai precisar emitir uma espécie
de luz nela mesma, além da iluminação que vai usar no ambiente.
Experimente colocar esse material com o brightness em 100% num objeto de uma cena qualquer e verá bem o efeito que ele tem.
3-TRANSPARENCY
Bom..
esse o próprio nome já diz: dá transparência ao seu material. É muito
usado ppara os mais diversos tipos de materiais além de vidros é claro.
Exitem algumas modificações que podem dar o efeito desejado:
No Brightness, vc regula o quanto será transparente seu material.
No
Refraction, vc pode dar o efeito de refração pra fora ou pra dentro,
muito visto em vidros com larga espessura ou lentes e até mesmo em
alguns liquidos.
E no Blurriness, vc pode dar um efeito de vidro fosco, tente aumentar um pouco pra ver como fica.
4-REFLECTION
Esse é outro que não é dificil de se imaginar sua finalidade. Ele regula a reflexividade do seu material.
Regulando o Brightness, vc pode deixa-lo mais reflexivo ou menos reflexivo.
100% seria reflexividade de um espelho.
Porém,
se vc reparar, há materiais que refletem mas com um pouco de distorção
do reflexo, como na maioria dos pisos por exemplo. Pra isso vc tem,
assim como no Transparency, o Blurriness.
Aumente essa opçnao e verá que ele vai dar um aspecto mais fosco ao seu reflexo.
5-BUMP
O
Bump é uma das mais úteis e mais utilizadas. Ele dá ao material um
relevo ou uma rugosidade, de acordo com a imagem que utilizar nele.
Repare que no meu exemplo eu utilizei a mesma imagem que utilizei no Color. Isso criou sulcos nos vãos dos blocos.
O Bump lê as imagens de acordo com a claridade. As areas escuras ele reconhece como mais baixo e as claras como mais altas.
Carregue uma foto de rosto sua no bump e verá bem como ele funciona!
Experimente carregar tb uma imagem de listras pretas e brancas. Verá ezatamente o efeito q ele dá.
Mas vc tb pode regular a intensidade desse relevo no Strenght
6-ALPHA
O Alpha lê a partir de uma imagem carregada de seu computador, uma espécie de máscara.
Ele
faz com que tudo que esteja em branco permaneça no material e tudo o
que esta em preto fique totalmente transparente. Isso no caso do
exemplo, pois repare que o Color e o Delta dele foi ajustado assim.
Ou seja, o que estiver como Color, vai permanecer e em Delta ele vai "eliminar".
Foi
ajustado assim por causa da imagem que foi usada. Ela ee a mesma que
foi usada para dar a textura, porem como máscara, em preto e branco.
7-SPECULAR
Esse pode fazer toda a diferença no efeito final do seu material.
Se
reparar bem a sua volta, verá que a mairoria dos objetos possuem um
brilho. É onde eles refletem a luz recebida. Porém, repare também que
existemmaneiras diferentes de refletir. Alguns, aqueles mais lisos,
recebem a luz e a devolvem num brilho bem fino, já outros devolvem com
ela mais dispersa, comum em objetos foscos ou com rugosidade.
Esse efeito se dá, utilizando as 4 barras de setagem que o Specular possui.
Repare
que utilizei dois exemplos, com setagens para efeitos opostos, o
primeiro tem um efeito de material fosco e o segundo de um material bem
liso e brilhante.
OBS.: O Specular Color vai dar cor a esse brilho
O
resto dos itens que eu não expliquei, são geralmente usados para um
material mais avançado, mas procure fazer testes, ative-os e carregue
imagens nele e logo verá o efeitos que eles têm.
Bom.. acho q é isso!
Espero que esse tutorial simples possa ajudar ao iniciantes a começarem a fazer seus próprios materiais.
Abraço a todos!!