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1Maryluci 

Maryluci
Veterano

Qui 10 Mar 2011, 10:18 am
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Telatutorial

Versão utilizada: Cinema 4D 11.5

01 - Primeiramente, para colocar pedras em uma superfície é simples porém é necessário ter o módulo MoGraph.

02 - Faça suas pedras com esferas ou cubos e depois modifique-os com a ferramenta "Brush".
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Pedra

03 - Crie um Landscape e duplique-o para ser utilizado para as pedras.

04 - No segundo Landscape, selecione os polígonos da área onde você quer colocar as pedras. Vá em "Selection/Set Selection".
Isso irá criar uma tag ao lado do objeto usado como chão. Selecione a tag e mude o nome para "Pedras".
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Pedras01

05 - Crie um objeto "Cloner Object". Coloque 2 ou 3 pedras diferentes dentro do cloner.
Na aba "Object" do cloner escolha o modo "Object" e ative a opção "Render Instances".
Com o cloner selecionado, arraste o objeto "chão" para dentro do campo "Objecto".
Abaixo coloque o outro "Mode" em "Poligon Center". Em seguida, arraste a etiqueta "Pedras" para dentro do campo "Selection".
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Pedras02

06 - Agora crie um objeto "Random Effector". Arraste para dentro da aba "Effectors".
Selecione o "Random Effector" e na aba "Parameter" modifique os parametros de posição e rotação deixando mais ou menos assim:
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Ramdomeffector01

Isso vai deixar a distribuição das pedras mais aleatória.
Cada valor que for colocado modificará a posição das pedras.
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Pedras03

07
- Selecione o terreno, o cloner com as pedras e o Random Effector e dê
um Alt+G para agrupar e dê ao grupo o nome de "Pedras".
Selecione o
terreno, e clique nas pequenas bolinhas ao lado até que fiquem em
vermelho. Isso para que não apareça na viweport e nem seja renderizado.
Apenas as plantas serão renderizadas.
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Bolinhas

O próximo passo é colocar grama no terreno.

[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Pedrasegrama

06 - Como no passo 04, selecione os polígonos onde você quer adicionar a grama. Para este exemplo utilizei o módulo Hair.
Próximo passo: povoar o terreno com plantas.

07 - Utilizei para cobrir o terrno, apenas 4 tipos de plantas de cobertura vegetal;
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Plantas

08
- Com a ferramenta "Use Object Axis Tool", movimente a axis de cada
planta para que fique exatamente no início do caule da planta.
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Plantsaxis
Isso é importante pois o MoGraph vai usar essa coordenada para posicionar os objetos acima do terreno.

09 - Duplique o terreno e faça uma nova seleção de polígonos para colocarmos a primeira planta.
Faça como indicado no passo 04 para duplicar as plantas com Cloner.
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Coberturaplantas

10 - Adicione o Random Effector e deixe o setting como na imagem.
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Setplants01
As coordenadas de rotação, posição e tamanho servirão para que o MoGraph distribua as plantas de forma aleatória no terreno.

11
- Selecione o terreno, o cloner com a planta e o random Effector e
agrupe (Alt+G). Dê 2 cliques no grupo e denomine-o de "Planta01".

12
- Repita o mesmo processo com as outras plantas, no meu caso, plantas
2, 3 e 4 até que o terreno tenha um número razoável de vegetação.
Não esqueça de ativar a opção "Render Instances" em todos os cloners, isso vai economizar memória do seu computador.

[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Plantas03

13
- O próximo passo é enriquecer a cena com mais elementos, inclusive com
os elementos principais da cena que é o carrinho e a árvore em primeiro
plano. Você deve ter em mente o que planeja para sua cena e com base
nisso trabalhar os elementos que vai precisar.
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Elementos

Depois
de posicionados os elementos, trabalhe bem a iluminação, que deverá
também estar de acordo com a idéia central da imagem. Escolha também um
bom ângulo de câmera, isso é importante.

Imagem finalizada.
[Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph  Cenariofinal


Um abraço e espero que as informações contidas neste tutorial sejam úteis

2-$muck' 

avatar
Gold Member

Seg 21 Mar 2011, 11:51 pm
Valeew Por Compartilhar.

3Uchiha Madara 

Uchiha Madara
Veterano

Ter 22 Mar 2011, 11:25 am
Obrigado por compartilhar

4SandMan 

SandMan
Membro

Ter 10 Jul 2012, 2:16 am
Nada contra publicar meu tutorial aqui, Maryluci. Mas, da próxima vez, cite o nome do autor ou a fonte.

5Mai-Chan 

avatar
Membro

Ter 10 Jul 2012, 10:24 am
nuss '-'
é um dos programas mais dificeis de se utilizar, já tentei mas é realmente um programa de outro nível de gráfico e tudo mais =))
parabéns pelo tutorial, eu gostei muito do resultado nino >.<

6SandMan 

SandMan
Membro

Ter 10 Jul 2012, 9:34 pm
Obrigado pela gentileza e educação, Mai-Chan.
Realmente, o C4D possui uma parte bem complexa também, mas dentre os
softwares do mesmo nível, tipo 3ds Max, Softimage XSI, Maya e outros é o
que tem a curva de aprendizagem mais acentuada na minha opinião, o que
facilita bastante em sua abordagem. Não desista de estudá-lo.

7JØнNZэŦ 

avatar
Membro

Qua 11 Jul 2012, 7:51 am
concordo com a mai-chan tentei usar fiquei confuso nem saia do lugar vlw por compartilhar

8Wand_Blast 

Wand_Blast
Membro

Qui 06 Mar 2014, 12:42 pm
Vlw por compartilhar mt zika mano.

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