Dom 20 Jun 2010, 9:03 am
Flash - Como Criar um Botão com Som
Autor: DigitalWorld
O objetivo deste tutorial é capacitá-lo a construir um botão que, ao passar o mouse por cima do mesmo, seja emitido um som.
Primeiro vamos abrir o Flash, após ter feito isso clique na opção Flash File (Action Script 2.0) se você estiver na versão FLASH CS3 se estiver na FLASH 8 clique em Flash document.
Na barra de menus clique em “Insert” depois em “New Symbol” ou utilizando a tecla de atalho Ctrl + F8 para criar um novo símbolo.
No campo Name coloque o nome do botão pode ser qualquer nome, mas escolhei a abreviatura do Button e coloquei “btn”, no campo Type marque a opção button para informar ao programa que ali vai ser um botão e para finalizar o processo inicial clique na opção “OK”.
Vamos entrar agora no modo de criação e edição do botão, então mãos a obra! Em primeiro lugar temos que prestar bem atenção onde estamos. O palco principal se chama “Scene” ou seja a parte inicial onde vamos apresentar nossas animações ou apresentações então perceba que o caminho é:
Isso significa que estamos no nível de criação ou edição de um botão repare que você vê um símbolo de um (dedo apertando um botão com o nome btn ao lado) isso indica que você esta no nível de criação ou edição do “btn”.
Perceba também que na Library ou biblioteca também aparece um ícone de botão com o nome btn isso serve para que após a criação do botão possa colocar quantos quiser no palco.
Temos acima quatro estados na camada eles são: UP, OVER , DOWN, HIT
UP – é a frente do botão, ou seja, o que ira aparecer primeiro. No caso crie um retângulo no tamanho de W = 150 por H = 30 e X = 0 por Y = 01 na cor azul.
OVER – será aquele apresentado quando o cursor do mouse estiver por cima do botão, ou seja, neste local que irá ficar alojado o som.
Então vamos clicar no frame Over:
O x e y servem para a localização do objeto se eles não tiverem o mesmo tamanho e não estiverem no mesmo local irá ter mudanças na visualização
Selecionado o frame, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Insert Keyframe, isso vai adicionar um Keyframe que por sua vez tem a ação de duplicar o que tiver no frame anterior permitindo assim, que, você mude as propriedades de cores, contorno etc.
Podendo assim selecionar o objeto e no inspetor de propriedades usar a propriedade “PaintBucket” conhecida como balde de tinta que serve para mudar o preenchimento dos objetos.
Down – será o estado do botão quando clicado, a aparência que o mesmo terá quando clicar sobre ele. Insira um Keyframe e modifique a cor do objeto
HIT – é a área clicável do botão, onde você deverá criar um frame comum: clique com o botão direito do mouse selecionando a opção: “Insert frame” que é um quadro simples e o mesmo irá copiar o que tem no quadro anterior, não permitindo a sua edição.
Quando terminar já temos um botão funcionando só falta colocar o som, bem os arquivos de som são faceis de ser inseridos vamos ao menu “File” ? “Import” ? “Import to library”.
Será aberta uma caixa flutuante onde você poderá está importando o som ou sons que preferir. Feito isso é só dar uma olhada na paleta “Library” que o som escolhido estará a sua espera.
Perceba que foi adicionado à Library um som e na visualização aparecerão duas opções: uma com o STOP e a outra com o PLAY, com esses controles podemos testar o som antes de incluí-lo em qualquer frame. Bom preste bastante atenção de como é simples incluir um som.
Primeiro seleciona-se o frame onde vai ser incluído o áudio, pode observar que na figura acima estará marcado o frame OVER, campo responsável pela execução do áudio quando o cursor do mouse estiver em cima do botão.
Agora é simples, basta selecionar o som e arrastá-lo até o palco (SCENE), como o frame OVER está selecionado, o mesmo que irá receber o áudio, observe figura abaixo:
Pronto, está feito seu botão com som, basta agora mesmo sair da área editável e colocar o botão no palco o resto e só CTRL + ENTER para testar.
Autor: DigitalWorld
O objetivo deste tutorial é capacitá-lo a construir um botão que, ao passar o mouse por cima do mesmo, seja emitido um som.
Primeiro vamos abrir o Flash, após ter feito isso clique na opção Flash File (Action Script 2.0) se você estiver na versão FLASH CS3 se estiver na FLASH 8 clique em Flash document.
Na barra de menus clique em “Insert” depois em “New Symbol” ou utilizando a tecla de atalho Ctrl + F8 para criar um novo símbolo.
No campo Name coloque o nome do botão pode ser qualquer nome, mas escolhei a abreviatura do Button e coloquei “btn”, no campo Type marque a opção button para informar ao programa que ali vai ser um botão e para finalizar o processo inicial clique na opção “OK”.
Vamos entrar agora no modo de criação e edição do botão, então mãos a obra! Em primeiro lugar temos que prestar bem atenção onde estamos. O palco principal se chama “Scene” ou seja a parte inicial onde vamos apresentar nossas animações ou apresentações então perceba que o caminho é:
Isso significa que estamos no nível de criação ou edição de um botão repare que você vê um símbolo de um (dedo apertando um botão com o nome btn ao lado) isso indica que você esta no nível de criação ou edição do “btn”.
Perceba também que na Library ou biblioteca também aparece um ícone de botão com o nome btn isso serve para que após a criação do botão possa colocar quantos quiser no palco.
Temos acima quatro estados na camada eles são: UP, OVER , DOWN, HIT
UP – é a frente do botão, ou seja, o que ira aparecer primeiro. No caso crie um retângulo no tamanho de W = 150 por H = 30 e X = 0 por Y = 01 na cor azul.
OVER – será aquele apresentado quando o cursor do mouse estiver por cima do botão, ou seja, neste local que irá ficar alojado o som.
Então vamos clicar no frame Over:
O x e y servem para a localização do objeto se eles não tiverem o mesmo tamanho e não estiverem no mesmo local irá ter mudanças na visualização
Selecionado o frame, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Insert Keyframe, isso vai adicionar um Keyframe que por sua vez tem a ação de duplicar o que tiver no frame anterior permitindo assim, que, você mude as propriedades de cores, contorno etc.
Podendo assim selecionar o objeto e no inspetor de propriedades usar a propriedade “PaintBucket” conhecida como balde de tinta que serve para mudar o preenchimento dos objetos.
Down – será o estado do botão quando clicado, a aparência que o mesmo terá quando clicar sobre ele. Insira um Keyframe e modifique a cor do objeto
HIT – é a área clicável do botão, onde você deverá criar um frame comum: clique com o botão direito do mouse selecionando a opção: “Insert frame” que é um quadro simples e o mesmo irá copiar o que tem no quadro anterior, não permitindo a sua edição.
Quando terminar já temos um botão funcionando só falta colocar o som, bem os arquivos de som são faceis de ser inseridos vamos ao menu “File” ? “Import” ? “Import to library”.
Será aberta uma caixa flutuante onde você poderá está importando o som ou sons que preferir. Feito isso é só dar uma olhada na paleta “Library” que o som escolhido estará a sua espera.
Perceba que foi adicionado à Library um som e na visualização aparecerão duas opções: uma com o STOP e a outra com o PLAY, com esses controles podemos testar o som antes de incluí-lo em qualquer frame. Bom preste bastante atenção de como é simples incluir um som.
Primeiro seleciona-se o frame onde vai ser incluído o áudio, pode observar que na figura acima estará marcado o frame OVER, campo responsável pela execução do áudio quando o cursor do mouse estiver em cima do botão.
Agora é simples, basta selecionar o som e arrastá-lo até o palco (SCENE), como o frame OVER está selecionado, o mesmo que irá receber o áudio, observe figura abaixo:
Pronto, está feito seu botão com som, basta agora mesmo sair da área editável e colocar o botão no palco o resto e só CTRL + ENTER para testar.