Ter 24 maio 2011, 10:33 am
Versão utilizada: Cinema 4D 11.5
01 - Primeiramente, para colocar pedras em uma superfície é simples porém é necessário ter o módulo MoGraph.
02 - Faça suas pedras com esferas ou cubos e depois modifique-os com a ferramenta "Brush".
03 - Crie um Landscape e duplique-o para ser utilizado para as pedras.
04 - No segundo Landscape, selecione os polígonos da área onde você quer colocar as pedras. Vá em "Selection/Set Selection".
Isso irá criar uma tag ao lado do objeto usado como chão. Selecione a tag e mude o nome para "Pedras".
05 - Crie um objeto "Cloner Object". Coloque 2 ou 3 pedras diferentes dentro do cloner.
Na aba "Object" do cloner escolha o modo "Object" e ative a opção "Render Instances".
Com o cloner selecionado, arraste o objeto "chão" para dentro do campo "Objecto".
Abaixo coloque o outro "Mode" em "Poligon Center". Em seguida, arraste a etiqueta "Pedras" para dentro do campo "Selection".
06 - Agora crie um objeto "Random Effector". Arraste para dentro da aba "Effectors".
Selecione o "Random Effector" e na aba "Parameter" modifique os parametros de posição e rotação deixando mais ou menos assim:
Isso vai deixar a distribuição das pedras mais aleatória.
Cada valor que for colocado modificará a posição das pedras.
07 - Selecione o terreno, o cloner com as pedras e o Random Effector e dê um Alt+G para agrupar e dê ao grupo o nome de "Pedras".
Selecione o terreno, e clique nas pequenas bolinhas ao lado até que fiquem em vermelho. Isso para que não apareça na viweport e nem seja renderizado. Apenas as plantas serão renderizadas.
O próximo passo é colocar grama no terreno.
06 - Como no passo 04, selecione os polígonos onde você quer adicionar a grama. Para este exemplo utilizei o módulo Hair.
Próximo passo: povoar o terreno com plantas.
07 - Utilizei para cobrir o terrno, apenas 4 tipos de plantas de cobertura vegetal;
08 - Com a ferramenta "Use Object Axis Tool", movimente a axis de cada planta para que fique exatamente no início do caule da planta.
Isso é importante pois o MoGraph vai usar essa coordenada para posicionar os objetos acima do terreno.
09 - Duplique o terreno e faça uma nova seleção de polígonos para colocarmos a primeira planta.
Faça como indicado no passo 04 para duplicar as plantas com Cloner.
10 - Adicione o Random Effector e deixe o setting como na imagem.
As coordenadas de rotação, posição e tamanho servirão para que o MoGraph distribua as plantas de forma aleatória no terreno.
11 - Selecione o terreno, o cloner com a planta e o random Effector e agrupe (Alt+G). Dê 2 cliques no grupo e denomine-o de "Planta01".
12 - Repita o mesmo processo com as outras plantas, no meu caso, plantas 2, 3 e 4 até que o terreno tenha um número razoável de vegetação.
Não esqueça de ativar a opção "Render Instances" em todos os cloners, isso vai economizar memória do seu computador.
13 - O próximo passo é enriquecer a cena com mais elementos, inclusive com os elementos principais da cena que é o carrinho e a árvore em primeiro plano. Você deve ter em mente o que planeja para sua cena e com base nisso trabalhar os elementos que vai precisar.
Depois de posicionados os elementos, trabalhe bem a iluminação, que deverá também estar de acordo com a idéia central da imagem. Escolha também um bom ângulo de câmera, isso é importante.
Imagem finalizada.
Um abraço e espero que as informações contidas neste tutorial sejam úteis