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1-Dumbledore 

-Dumbledore
Veterano

Ter 24 maio 2011, 10:33 am
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Telatutorial

Versão utilizada: Cinema 4D 11.5

01 - Primeiramente, para colocar pedras em uma superfície é simples porém é necessário ter o módulo MoGraph.

02 - Faça suas pedras com esferas ou cubos e depois modifique-os com a ferramenta "Brush".
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Pedra

03 - Crie um Landscape e duplique-o para ser utilizado para as pedras.

04 - No segundo Landscape, selecione os polígonos da área onde você quer colocar as pedras. Vá em "Selection/Set Selection".
Isso irá criar uma tag ao lado do objeto usado como chão. Selecione a tag e mude o nome para "Pedras".
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Pedras01

05 - Crie um objeto "Cloner Object". Coloque 2 ou 3 pedras diferentes dentro do cloner.
Na aba "Object" do cloner escolha o modo "Object" e ative a opção "Render Instances".
Com o cloner selecionado, arraste o objeto "chão" para dentro do campo "Objecto".
Abaixo coloque o outro "Mode" em "Poligon Center". Em seguida, arraste a etiqueta "Pedras" para dentro do campo "Selection".
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Pedras02

06 - Agora crie um objeto "Random Effector". Arraste para dentro da aba "Effectors".
Selecione o "Random Effector" e na aba "Parameter" modifique os parametros de posição e rotação deixando mais ou menos assim:
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Ramdomeffector01

Isso vai deixar a distribuição das pedras mais aleatória.
Cada valor que for colocado modificará a posição das pedras.
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Pedras03

07 - Selecione o terreno, o cloner com as pedras e o Random Effector e dê um Alt+G para agrupar e dê ao grupo o nome de "Pedras".
Selecione o terreno, e clique nas pequenas bolinhas ao lado até que fiquem em vermelho. Isso para que não apareça na viweport e nem seja renderizado. Apenas as plantas serão renderizadas.
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Bolinhas

O próximo passo é colocar grama no terreno.

 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Pedrasegrama

06 - Como no passo 04, selecione os polígonos onde você quer adicionar a grama. Para este exemplo utilizei o módulo Hair.
Próximo passo: povoar o terreno com plantas.

07 - Utilizei para cobrir o terrno, apenas 4 tipos de plantas de cobertura vegetal;
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Plantas

08 - Com a ferramenta "Use Object Axis Tool", movimente a axis de cada planta para que fique exatamente no início do caule da planta.
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Plantsaxis
Isso é importante pois o MoGraph vai usar essa coordenada para posicionar os objetos acima do terreno.

09 - Duplique o terreno e faça uma nova seleção de polígonos para colocarmos a primeira planta.
Faça como indicado no passo 04 para duplicar as plantas com Cloner.
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Coberturaplantas

10 - Adicione o Random Effector e deixe o setting como na imagem.
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Setplants01
As coordenadas de rotação, posição e tamanho servirão para que o MoGraph distribua as plantas de forma aleatória no terreno.

11 - Selecione o terreno, o cloner com a planta e o random Effector e agrupe (Alt+G). Dê 2 cliques no grupo e denomine-o de "Planta01".

12 - Repita o mesmo processo com as outras plantas, no meu caso, plantas 2, 3 e 4 até que o terreno tenha um número razoável de vegetação.
Não esqueça de ativar a opção "Render Instances" em todos os cloners, isso vai economizar memória do seu computador.

 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Plantas03

13 - O próximo passo é enriquecer a cena com mais elementos, inclusive com os elementos principais da cena que é o carrinho e a árvore em primeiro plano. Você deve ter em mente o que planeja para sua cena e com base nisso trabalhar os elementos que vai precisar.
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Elementos

Depois de posicionados os elementos, trabalhe bem a iluminação, que deverá também estar de acordo com a idéia central da imagem. Escolha também um bom ângulo de câmera, isso é importante.

Imagem finalizada.
 [Cinema4D] Distribuindo vegetação em terreno com MoGraph Cenariofinal


Um abraço e espero que as informações contidas neste tutorial sejam úteis

2Manobiro 

avatar
Membro

Sáb 02 Jul 2011, 1:37 am
vlw kra interessante...

3SandMan 

SandMan
Membro

Ter 10 Jul 2012, 2:19 am
Nada contra publicar meu tutorial aqui, Dumbledore. Mas, da próxima vez, cite o nome do autor ou a fonte.

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