Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1-Dumbledore 

-Dumbledore
Veterano

Ter 24 maio 2011, 10:32 am
Tutorial NURBS (básico)

Autor ; Michel Ghelardi



Olá amigos!

Tenho reparado que muitos iniciantes e alguns auto-didatas têm sentido certa dificuldade em entender como funcionam as ferramentas básicas do C4D. Procurei antes para ver se alguém já tinha feito um tutorial basico explicando o funcionamento dessas ferramentas, mas não encontrei nenhum especifico. Por isso eu resolvi criar um tutorial bem básico aqui apenas dando a noçnao da finalidade e o funcionamento das principais e mais utilizadas, como um "beabá" do c4D.
Acredito mesmo que um tutorial assim é um dos primeiros para quem quer aprender o C4D desde o zero

Vou começar pelas NURBS, que seriam basicamente ferramentas de volumetria. Depois pretendo fazer um com as ferramentas de Modelagens e se possivel futuramente as de deformação!

Espero que sejam úteis e facam bom proveito!

EXTRUDE NURBS

A Extrude NURBS basicamente da volume a uma spline (linha) que inicialmente não tem um corpo 3D


Passo 1: Com um clique na janela, selecione a "top view" (visão de cima}, porque é nela que irá criar uma spline primitiva em forma de estrela. Essa estrela encontra-se nas ferramentas de spline, conforme aponta a seta na figura abaixo.

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2001


Passo 2: Depois de criada a spline, crie um Extrude NURBS que se encontra nas ferramentas NURBS (veja figura), na sequência, vá até os atributos do Extrude Nurbs, no canto inferior a direita da tela, e no campo "movement" haverão 3 valores. Reduza o terceiro, que inicialmente aparece como 20m a 0m. (até hoje não entendi o porque começa como 20, mas sempre lembre-se de zera-lo.

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2002


Passo 3: Agora, na "árvore" de objetos, coloque a spline da estrela dentro do Extrude Nurbs e novamente nos atributos do Extrude, altere o valor do meio para 100m (essa será a altura do seu objeto).

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2003


Assim você deu volume a um spline q inicialmente era apenas um objeto 2D
O Extrude NURBS pode dar volume a quaquer tipo de spline basica. Veja os exemplos:


[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2004 [Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2005 [Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2006





SWEEP NURBS

A Sweep NURBS basicamente da volume longitudinal a qualquer spline,É bastante usada para fazer cabos, fios, tubos, etc.


Passo 1: Na visão Top, crie uma spline utilizando a a ferramenta freehand, encontrada entre as ferramentas Spline.

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2007


Passo 2: Agora crie um Sweep Nurbs encontrada entre as ferramentas NURBS e ponha a spline criada dentro dela na "árvore" de estrutura dos objetos.

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2008


Passo 3: Agora vamos dar o formato que escolhermos a essa spline. Nesse caso, vamos utilizar a forma de uma flor. Crie uma spline em forma de flor na visão de frente (Front View). Nos atributos dessa spline, ponha o valor de 10m no Inner Radius e de 20m no Outer Radius, para que essa flor fique menor e proporcional ao tamanho da nossa spline.

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2009


Passo 4: Agora basta por essa flor que escolhemos para dar forma a nossa spline dentro do Sweep NURBS, junto a spline criada. Finalmente esta pronto seu "cabo em forma de flor" rsrs

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2010

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2011

Obs: A spline que for ser utilizada para dar a forma longitudinal deve ser sempre colocada por ultimo dentro do Sweep e criada no Front View.





LOFT NURBS

O Loft NURBS cria um corpo 3D ligando splines entre si. Geralmente é muito usado para fazer copos, taças, garrafas, vasos, etc.

Neste exemplo vamos fazer um copo simples

Passo 1: Crie um circulo na visão de cima (Top View) a partir das splines primitivas no menu das splines

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2001


Passo 2: Copie e cole este mesmo circulo, arrastando ele pouco acima do anterior. Faça isso pelo menos mais quatro vezes, sempre colocando o circulo seguinte um pouco acima (veja figura)

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2002


Passo 3: Pronto! Agora temos o "esqueleto" da parte de fora do nosso copo. Agora precisamos fazer a parte de dentro. Copie e cole o ultimo circulo, diminuindo o radius em 180m

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2003


Passo 4: Agora faça o mesmo que fizemos na parte de fora do copo, porém na ordem inversa. Copie e cole o ultimo circulo e depois arraste um pouco abaixo do anterior. Mas dessa vez, vamos colocar um circulo a menos, já que sabemos q um copo tem a parte interna menor do que a externa.
Para facilitar, coloque cada circulo menor, um pouco abaixo dos maiores (fora).

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2004


Passo 5:Agora temos o esqueleto do nosso copo, falta dar um corpo a ele. Crie um Loft Nurbs, encontrado nas ferramentas NURBS. Depois selecione todos os circulos ao mesmo tempo e coloque-os dentro do Loft NURBS.
Aí esta!! Vc já tem seu copo!!

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2005


OBS: Atenção para a ordem dos circulos. Como na maioria das ferramentas do c4D, O Loft reconhece a ordem em que estão os elementos, o que é muito importante pois pode alterar todo o resultado.
Você pode fazer qualquer forma com essa ferramenta a partir de qualquer spline que escolher, mas é importante saber que as splines devem ter o mesmo numero de pontos, senão o objeto pode se distorcer inteiro.

Veja alguns exemplos:

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2006
[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2007
[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2008

LATHE NURBS

Pense na silhueta de um vaso ou então de qualquer objeto que tenha um formato homogêneo como um copo, um balaustre ou outros. Agora imagine que vc pode desenhar essa silhueta apenas de um lado e que terá o restante do corpo automaticamente.
É exatamente isso que o Lathe NURBS faz!


Passo 1: Na visão de frente (front view) crie uma spline com a freehand spline, com uma forma parecida com meia silhueta de um jarro. (veja figura)

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2001


Passo 2: Agora, nas ferramentas NURBS, escolha a Lathe NURBS e em seguida ponha sua spline dentro dela na "arvore" de estrutura de objetos.

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2002

Pronto! Simples assim!

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2003


HYPER NURBS

O Hyper NURBS é uma ferramenta muito útil e muito utilizada para varios tipos de modelagens. Ela faz com que formas originalmente quadradas fiquem arredondas e faz isso de acordo com a malha e subdivisões do seu objeto.


Passo 1: Crie um cubo simples a partir dos primitive objects crie também um Hyper NURBS e coloque o seu cubo dentro dele na arvore de estrurtura de objetos.

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2004


Passo 2: Mas que estranho!!! Virou uma esfera!!! [Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Huh
Sim! Isso aconteceu porque nosso cubo tem apenas os segmentos das bordas e como o Hyper faz uma curva entre um segmento e outro, ele fez curvas em todos os lados de nosso cubo!
Agora vamos por mais segmentos para que isso não aconteça!
Clique sobre seu cubo e na janela de atributos dele vc encontrará 3 campos de segments (X,Y e Z). Coloque o 20 em cada um deles.

[Cinema4D] Tutorial NURBS (básico) Tuto%2005


Obs.: Repare que o Hyper fez as curvas nas faces das quinas a partir de seus ultimos segmentos de cada face. Com isso vc pode também controlar as curvas conforme desejar de cada lado do seu objeto, porém terá que criar seus proprios segmentos. Para isso vc terá que transformar seu objeto em editavel, pressionando a tecla "C" com o objeto selecionado e depois usando a ferramenta Knife.
faltou apenas a Belzier NURBS, porém essa não necessita de prints aqui, pois ela, um pouco diferente das outras NURBS, não precisa de splines para trabalhar!
A Belzier NURBS basicamente cria uma malha pronta onde vc pode edita-la conforme o numero de pontos que vc escolher para cada lado na janela dos atributos do objeto.
É muito útil para se fazer formas de tecidos, papéis, etc.


Concluo aqui o tutorial básico das Ferramentas NURBS. Lembrando que ele serve apenas para apresentar e mostrar como funciona cada uma delas. Porém existem varias aplicações e configurações variadas para cada uma delas e isso vai de acordo com o interesse e curiosidade de cada um para estuda-las e tirar muito mais dessas ferramentas.


Espero que tenha sido útil e ajudado pelo menos um pouco alguém.


Abraço a todos!

2Manobiro 

avatar
Membro

Sáb 02 Jul 2011, 1:38 am
bacana vlw por compartilhar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

Compartilhe este Tópico!

Url direta
BBcode
HTML
Feito com    e muito    pela equipe Fox Design