Sex 18 Mar 2011, 12:52 pm
Tutorial NURBS (básico)
Autor ; Michel Ghelardi
Olá amigos!
Tenho reparado que muitos iniciantes e alguns
auto-didatas têm sentido certa dificuldade em entender como funcionam as
ferramentas básicas do C4D. Procurei antes para ver se alguém já tinha
feito um tutorial basico explicando o funcionamento dessas ferramentas,
mas não encontrei nenhum especifico. Por isso eu resolvi criar um
tutorial bem básico aqui apenas dando a noçnao da finalidade e o
funcionamento das principais e mais utilizadas, como um "beabá" do c4D.
Acredito mesmo que um tutorial assim é um dos primeiros para quem quer aprender o C4D desde o zero
Vou
começar pelas NURBS, que seriam basicamente ferramentas de volumetria.
Depois pretendo fazer um com as ferramentas de Modelagens e se possivel
futuramente as de deformação!
Espero que sejam úteis e facam bom proveito!
EXTRUDE NURBS
A Extrude NURBS basicamente da volume a uma spline (linha) que inicialmente não tem um corpo 3D
Passo 1:
Com um clique na janela, selecione a "top view" (visão de cima}, porque
é nela que irá criar uma spline primitiva em forma de estrela. Essa
estrela encontra-se nas ferramentas de spline, conforme aponta a seta na
figura abaixo.
Passo 2:
Depois de criada a spline, crie um Extrude NURBS que se encontra nas
ferramentas NURBS (veja figura), na sequência, vá até os atributos do
Extrude Nurbs, no canto inferior a direita da tela, e no campo
"movement" haverão 3 valores. Reduza o terceiro, que inicialmente
aparece como 20m a 0m. (até hoje não entendi o porque começa como 20,
mas sempre lembre-se de zera-lo.
Passo 3:
Agora, na "árvore" de objetos, coloque a spline da estrela dentro do
Extrude Nurbs e novamente nos atributos do Extrude, altere o valor do
meio para 100m (essa será a altura do seu objeto).
Assim você deu volume a um spline q inicialmente era apenas um objeto 2D
O Extrude NURBS pode dar volume a quaquer tipo de spline basica. Veja os exemplos:
SWEEP NURBS
A Sweep NURBS basicamente da volume longitudinal a qualquer spline,É bastante usada para fazer cabos, fios, tubos, etc.
Passo 1: Na visão Top, crie uma spline utilizando a a ferramenta freehand, encontrada entre as ferramentas Spline.
Passo 2:
Agora crie um Sweep Nurbs encontrada entre as ferramentas NURBS e ponha
a spline criada dentro dela na "árvore" de estrutura dos objetos.
Passo 3:
Agora vamos dar o formato que escolhermos a essa spline. Nesse caso,
vamos utilizar a forma de uma flor. Crie uma spline em forma de flor na
visão de frente (Front View). Nos atributos dessa spline, ponha o valor
de 10m no Inner Radius e de 20m no Outer Radius, para que essa flor
fique menor e proporcional ao tamanho da nossa spline.
Passo 4:
Agora basta por essa flor que escolhemos para dar forma a nossa spline
dentro do Sweep NURBS, junto a spline criada. Finalmente esta pronto seu
"cabo em forma de flor" rsrs
Obs:
A spline que for ser utilizada para dar a forma longitudinal deve ser
sempre colocada por ultimo dentro do Sweep e criada no Front View.
LOFT NURBS
O Loft NURBS cria um corpo 3D ligando splines entre si. Geralmente é muito usado para fazer copos, taças, garrafas, vasos, etc.
Neste exemplo vamos fazer um copo simples
Passo 1: Crie um circulo na visão de cima (Top View) a partir das splines primitivas no menu das splines
Passo 2:
Copie e cole este mesmo circulo, arrastando ele pouco acima do
anterior. Faça isso pelo menos mais quatro vezes, sempre colocando o
circulo seguinte um pouco acima (veja figura)
Passo 3:
Pronto! Agora temos o "esqueleto" da parte de fora do nosso copo. Agora
precisamos fazer a parte de dentro. Copie e cole o ultimo circulo,
diminuindo o radius em 180m
Passo 4:
Agora faça o mesmo que fizemos na parte de fora do copo, porém na ordem
inversa. Copie e cole o ultimo circulo e depois arraste um pouco abaixo
do anterior. Mas dessa vez, vamos colocar um circulo a menos, já que
sabemos q um copo tem a parte interna menor do que a externa.
Para facilitar, coloque cada circulo menor, um pouco abaixo dos maiores (fora).
Passo 5:Agora
temos o esqueleto do nosso copo, falta dar um corpo a ele. Crie um Loft
Nurbs, encontrado nas ferramentas NURBS. Depois selecione todos os
circulos ao mesmo tempo e coloque-os dentro do Loft NURBS.
Aí esta!! Vc já tem seu copo!!
OBS:
Atenção para a ordem dos circulos. Como na maioria das ferramentas do
c4D, O Loft reconhece a ordem em que estão os elementos, o que é muito
importante pois pode alterar todo o resultado.
Você pode fazer
qualquer forma com essa ferramenta a partir de qualquer spline que
escolher, mas é importante saber que as splines devem ter o mesmo numero
de pontos, senão o objeto pode se distorcer inteiro.
Veja alguns exemplos:
LATHE NURBS
Pense
na silhueta de um vaso ou então de qualquer objeto que tenha um formato
homogêneo como um copo, um balaustre ou outros. Agora imagine que vc
pode desenhar essa silhueta apenas de um lado e que terá o restante do
corpo automaticamente.
É exatamente isso que o Lathe NURBS faz!
Passo 1:
Na visão de frente (front view) crie uma spline com a freehand spline,
com uma forma parecida com meia silhueta de um jarro. (veja figura)
Passo 2:
Agora, nas ferramentas NURBS, escolha a Lathe NURBS e em seguida ponha
sua spline dentro dela na "arvore" de estrutura de objetos.
Pronto! Simples assim!
HYPER NURBS
O
Hyper NURBS é uma ferramenta muito útil e muito utilizada para varios
tipos de modelagens. Ela faz com que formas originalmente quadradas
fiquem arredondas e faz isso de acordo com a malha e subdivisões do seu
objeto.
Passo 1: Crie um cubo simples a partir dos
primitive objects crie também um Hyper NURBS e coloque o seu cubo
dentro dele na arvore de estrurtura de objetos.
Passo 2: Mas que estranho!!! Virou uma esfera!!!
Sim!
Isso aconteceu porque nosso cubo tem apenas os segmentos das bordas e
como o Hyper faz uma curva entre um segmento e outro, ele fez curvas em
todos os lados de nosso cubo!
Agora vamos por mais segmentos para que isso não aconteça!
Clique sobre seu cubo e na janela de atributos dele vc encontrará 3 campos de segments (X,Y e Z). Coloque o 20 em cada um deles.
Obs.:
Repare que o Hyper fez as curvas nas faces das quinas a partir de seus
ultimos segmentos de cada face. Com isso vc pode também controlar as
curvas conforme desejar de cada lado do seu objeto, porém terá que criar
seus proprios segmentos. Para isso vc terá que transformar seu objeto
em editavel, pressionando a tecla "C" com o objeto selecionado e depois
usando a ferramenta Knife.
faltou apenas a Belzier NURBS, porém essa não necessita de prints aqui, pois ela, um pouco diferente das outras NURBS, não precisa de splines para trabalhar!
A
Belzier NURBS basicamente cria uma malha pronta onde vc pode edita-la
conforme o numero de pontos que vc escolher para cada lado na janela dos
atributos do objeto.
É muito útil para se fazer formas de tecidos, papéis, etc.
Concluo
aqui o tutorial básico das Ferramentas NURBS. Lembrando que ele serve
apenas para apresentar e mostrar como funciona cada uma delas. Porém
existem varias aplicações e configurações variadas para cada uma delas e
isso vai de acordo com o interesse e curiosidade de cada um para
estuda-las e tirar muito mais dessas ferramentas.
Espero que tenha sido útil e ajudado pelo menos um pouco alguém.
Abraço a todos!
Autor ; Michel Ghelardi
Olá amigos!
Tenho reparado que muitos iniciantes e alguns
auto-didatas têm sentido certa dificuldade em entender como funcionam as
ferramentas básicas do C4D. Procurei antes para ver se alguém já tinha
feito um tutorial basico explicando o funcionamento dessas ferramentas,
mas não encontrei nenhum especifico. Por isso eu resolvi criar um
tutorial bem básico aqui apenas dando a noçnao da finalidade e o
funcionamento das principais e mais utilizadas, como um "beabá" do c4D.
Acredito mesmo que um tutorial assim é um dos primeiros para quem quer aprender o C4D desde o zero
Vou
começar pelas NURBS, que seriam basicamente ferramentas de volumetria.
Depois pretendo fazer um com as ferramentas de Modelagens e se possivel
futuramente as de deformação!
Espero que sejam úteis e facam bom proveito!
EXTRUDE NURBS
A Extrude NURBS basicamente da volume a uma spline (linha) que inicialmente não tem um corpo 3D
Passo 1:
Com um clique na janela, selecione a "top view" (visão de cima}, porque
é nela que irá criar uma spline primitiva em forma de estrela. Essa
estrela encontra-se nas ferramentas de spline, conforme aponta a seta na
figura abaixo.
Passo 2:
Depois de criada a spline, crie um Extrude NURBS que se encontra nas
ferramentas NURBS (veja figura), na sequência, vá até os atributos do
Extrude Nurbs, no canto inferior a direita da tela, e no campo
"movement" haverão 3 valores. Reduza o terceiro, que inicialmente
aparece como 20m a 0m. (até hoje não entendi o porque começa como 20,
mas sempre lembre-se de zera-lo.
Passo 3:
Agora, na "árvore" de objetos, coloque a spline da estrela dentro do
Extrude Nurbs e novamente nos atributos do Extrude, altere o valor do
meio para 100m (essa será a altura do seu objeto).
Assim você deu volume a um spline q inicialmente era apenas um objeto 2D
O Extrude NURBS pode dar volume a quaquer tipo de spline basica. Veja os exemplos:
SWEEP NURBS
A Sweep NURBS basicamente da volume longitudinal a qualquer spline,É bastante usada para fazer cabos, fios, tubos, etc.
Passo 1: Na visão Top, crie uma spline utilizando a a ferramenta freehand, encontrada entre as ferramentas Spline.
Passo 2:
Agora crie um Sweep Nurbs encontrada entre as ferramentas NURBS e ponha
a spline criada dentro dela na "árvore" de estrutura dos objetos.
Passo 3:
Agora vamos dar o formato que escolhermos a essa spline. Nesse caso,
vamos utilizar a forma de uma flor. Crie uma spline em forma de flor na
visão de frente (Front View). Nos atributos dessa spline, ponha o valor
de 10m no Inner Radius e de 20m no Outer Radius, para que essa flor
fique menor e proporcional ao tamanho da nossa spline.
Passo 4:
Agora basta por essa flor que escolhemos para dar forma a nossa spline
dentro do Sweep NURBS, junto a spline criada. Finalmente esta pronto seu
"cabo em forma de flor" rsrs
Obs:
A spline que for ser utilizada para dar a forma longitudinal deve ser
sempre colocada por ultimo dentro do Sweep e criada no Front View.
LOFT NURBS
O Loft NURBS cria um corpo 3D ligando splines entre si. Geralmente é muito usado para fazer copos, taças, garrafas, vasos, etc.
Neste exemplo vamos fazer um copo simples
Passo 1: Crie um circulo na visão de cima (Top View) a partir das splines primitivas no menu das splines
Passo 2:
Copie e cole este mesmo circulo, arrastando ele pouco acima do
anterior. Faça isso pelo menos mais quatro vezes, sempre colocando o
circulo seguinte um pouco acima (veja figura)
Passo 3:
Pronto! Agora temos o "esqueleto" da parte de fora do nosso copo. Agora
precisamos fazer a parte de dentro. Copie e cole o ultimo circulo,
diminuindo o radius em 180m
Passo 4:
Agora faça o mesmo que fizemos na parte de fora do copo, porém na ordem
inversa. Copie e cole o ultimo circulo e depois arraste um pouco abaixo
do anterior. Mas dessa vez, vamos colocar um circulo a menos, já que
sabemos q um copo tem a parte interna menor do que a externa.
Para facilitar, coloque cada circulo menor, um pouco abaixo dos maiores (fora).
Passo 5:Agora
temos o esqueleto do nosso copo, falta dar um corpo a ele. Crie um Loft
Nurbs, encontrado nas ferramentas NURBS. Depois selecione todos os
circulos ao mesmo tempo e coloque-os dentro do Loft NURBS.
Aí esta!! Vc já tem seu copo!!
OBS:
Atenção para a ordem dos circulos. Como na maioria das ferramentas do
c4D, O Loft reconhece a ordem em que estão os elementos, o que é muito
importante pois pode alterar todo o resultado.
Você pode fazer
qualquer forma com essa ferramenta a partir de qualquer spline que
escolher, mas é importante saber que as splines devem ter o mesmo numero
de pontos, senão o objeto pode se distorcer inteiro.
Veja alguns exemplos:
LATHE NURBS
Pense
na silhueta de um vaso ou então de qualquer objeto que tenha um formato
homogêneo como um copo, um balaustre ou outros. Agora imagine que vc
pode desenhar essa silhueta apenas de um lado e que terá o restante do
corpo automaticamente.
É exatamente isso que o Lathe NURBS faz!
Passo 1:
Na visão de frente (front view) crie uma spline com a freehand spline,
com uma forma parecida com meia silhueta de um jarro. (veja figura)
Passo 2:
Agora, nas ferramentas NURBS, escolha a Lathe NURBS e em seguida ponha
sua spline dentro dela na "arvore" de estrutura de objetos.
Pronto! Simples assim!
HYPER NURBS
O
Hyper NURBS é uma ferramenta muito útil e muito utilizada para varios
tipos de modelagens. Ela faz com que formas originalmente quadradas
fiquem arredondas e faz isso de acordo com a malha e subdivisões do seu
objeto.
Passo 1: Crie um cubo simples a partir dos
primitive objects crie também um Hyper NURBS e coloque o seu cubo
dentro dele na arvore de estrurtura de objetos.
Passo 2: Mas que estranho!!! Virou uma esfera!!!
Sim!
Isso aconteceu porque nosso cubo tem apenas os segmentos das bordas e
como o Hyper faz uma curva entre um segmento e outro, ele fez curvas em
todos os lados de nosso cubo!
Agora vamos por mais segmentos para que isso não aconteça!
Clique sobre seu cubo e na janela de atributos dele vc encontrará 3 campos de segments (X,Y e Z). Coloque o 20 em cada um deles.
Obs.:
Repare que o Hyper fez as curvas nas faces das quinas a partir de seus
ultimos segmentos de cada face. Com isso vc pode também controlar as
curvas conforme desejar de cada lado do seu objeto, porém terá que criar
seus proprios segmentos. Para isso vc terá que transformar seu objeto
em editavel, pressionando a tecla "C" com o objeto selecionado e depois
usando a ferramenta Knife.
faltou apenas a Belzier NURBS, porém essa não necessita de prints aqui, pois ela, um pouco diferente das outras NURBS, não precisa de splines para trabalhar!
A
Belzier NURBS basicamente cria uma malha pronta onde vc pode edita-la
conforme o numero de pontos que vc escolher para cada lado na janela dos
atributos do objeto.
É muito útil para se fazer formas de tecidos, papéis, etc.
Concluo
aqui o tutorial básico das Ferramentas NURBS. Lembrando que ele serve
apenas para apresentar e mostrar como funciona cada uma delas. Porém
existem varias aplicações e configurações variadas para cada uma delas e
isso vai de acordo com o interesse e curiosidade de cada um para
estuda-las e tirar muito mais dessas ferramentas.
Espero que tenha sido útil e ajudado pelo menos um pouco alguém.
Abraço a todos!