Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1ElGuerrero 

ElGuerrero
Membro

Dom 08 Mar 2015, 10:14 pm
Este é um modo simples de se criar texturas desse tipo, no Gimp:

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_01_zps818a7121

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_02_zps93755bba

A maioria dos recursos necessários para criá-la já estão presentes no programa: você só precisará instalar uma configuração do filtro Gimpressionista, criada por mim, chamada KuruRock. Ela está disponível aqui. Aproveite para instalar os degradês incluídos no pacote!


Abra o Gimp e crie um novo arquivo, com fundo branco, cores RGB. Nesse exemplo, meu arquivo contém 583x350 pixels, com 300 dpi. Importante: no momento, trabalharemos apenas com as cores preta e branca, então, selecione qualquer ferramenta que não seja a de texto e aperte a tecla D: isso fará com que as cores de Frente e de Fundo, presentes na Barra de Ferramentas, assumam as cores-padrão, o preto e o branco, respectivamente.

Feito isso, dê um duplo clique na Ferramenta Mistura (1) e configure conforme mostrado na figura 2: escolha o Modo Normal, com Opacidade de 100% (A). Selecione o degradê "Frente para Fundo RGB" (B), forma "Radial" (C). O restante fica de acordo com a imagem. Escolha uma direção para aplicar o degradê: no meu caso, eu apliquei no sentido diagonal, do lado superior esquerdo até o canto inferior direito, como indicado na figura 3...mas você pode escolher a direção que desejar.

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_03_zpsa58d1f1b

A figura 4 mostra como ficou. Até aí, nada de extraordinário. Volte nas configurações da Ferramenta Mistura e mude apenas o Modo, de: Normal para: Diferença (5). Agora, você deverá aplicar o degradê no sentido contrário ao que aplicou antes. No meu exemplo, como eu apliquei do lado superior esquerdo até o canto inferior direito, então, aplico agora do lado inferior direito até o canto superior esquerdo (3).

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_04_zpse7ebe66e

Veja o resultado (7). O modo Diferença dá esse efeito interessante, quando você aplica degradê sobre degradê. Agora, escolha outra direção e aplique...eu apliquei na direção indicada na figura 8.

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_05_zps7a4d44ac

Como antes, faça uma nova aplicação na direção oposta (9). Vá aplicando dessa forma, várias vezes, sempre variando as direções... até conseguir uma imagem interessante, como a exibida na figura 10. Obviamente, você não obterá uma aparência rigorosamente igual, nem esse é o objetivo! O que queremos, aqui, é obter uma boa base para a construção da textura.

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_06_zps81d05543

Agora precisamos criar uma camada e colorizá-la. A maneira mais prática e rápida de obter isso é aplicando um degradê nessa nova camada. Volte às configurações da Ferramenta Mistura (11) e torne a mudar o Modo para: Normal (A). Escolha um degradê a seu gosto (B). Nesse exemplo, estou empregando um dos degradês do pacote, o terceiro da série "Noite". Em "Forma", escolha "Linear" (C), ficando as demais opções (D) de acordo com a figura. Na janela de camadas (12), crie uma nova camada (A), se já não o fez... e aplique o degradê no sentido vertical, de cima para baixo (13).

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_07_zps3a5467f3

Vá em Filtros/Mapear/Deslocar. No quadro de diálogo (14), certifique-se de qua opção Pré-visualização (A) esteja marcada. Configure um valor igual para os Deslocamentos "X" e "Y" (B). Eu coloquei 125...ponha outro se preferir. Escolha a camada "Fundo" para os dois (C) e deixe as opções indicadas em D e E de acordo com a figura. Clique em OK (F) para fechar o quadro.

Um resultado bem artístico (15)... porém, buscamos uma textura mineral, logo, deveremos mexer mais na imagem. Vá em Filtros/Artísticos/GIMPressionista (a esta altura, claro você já deve ter baixado e instalado minha configuração desse filtro, veja no começo do tutorial). No quadro (16) escolha "KuruRock" (A), clique no botão Aplicar, à direita (B) e no botão Atualizar, no canto esquerdo do quadro (C). Por fim, dê OK para aplicar.

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_08_zpsd77ec065

A "KuruRock", por si, não dá um efeito tão notável (17), devemos alterar o modo da camada. Veja o que mais lhe agrade, eu gostei do modo "Extrair grãos" (18). Poderíamos encerrar neste ponto (19), mas vamos experimentar mais além.

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_09_zps706398cc

Duplique a camada do degradê (20), basta clicar no quarto ícone, na base da janela de camadas (círculo vermelho).Shift+Ctrl+F, esse atalho abrirá novamente o quadro de diálogo do último filtro utilizado, no caso, o GIMPressionista (21). Escolha o "Painted_Rock" (A). Clique no botão Aplicar, à direita (B) e no botão Atualizar, no canto esquerdo (C). Dê OK para aplicar. Altere o modo da camada-cópia e a opacidade (22), eu configurei para "Mesclar grãos" e 62,5%, respectivamente (B), incrementando um pouco mais a aparência da textura (23).

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_10_zps22e82798

Estamos quase terminando. Vá em Editar/Copiar como é visto (24) e em seguida, em Editar/Colar como (25). selecione a opção: Nova camada. Esses comandos farão o Gimp criar nova camada contendo o conteúdo mesclado de todas as camadas abaixo (26), sem necessiadade de você combinar todas as camadas. Vamos, agora, em Filtros/Mapear/Deslocar. No quadro de diálogo (27), eu mantive os valores utilizados, anteriormente, nos Deslocamentos "X" e "Y" (A). Mude esses valores, caso sinta vontade. Em B, você pode escolher entre as camadas "degradê", "cópia" e a camada "Fundo", veja qual delas dá uma aparência melhor. O restante (C) fica como estava e clique em OK (D) para fechar o quadro.

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_11_zps41bec319

Basta, agora, alterar o modo e a opacidade da camada, a seu gosto (28). Eu optei pelo "Extrair grãos" e 50%, respectivamente. O resultado está na figura 29.

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_12_zps7d672f0e

Eis uma outra experiência. Tratei a camada Fundo, como explicado no início do tutorial (compare a figura 30, abaixo, com a [/i]figura 10)[/i] e, na camada acima, apliquei o degradê: Terra (31), também disponível no meu pacote.

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_13_zpseeae6d26

A figura 32 mostra o resultado após a aplicação do filtro GIMPressionista ("KuruRock") e o modo de camada e opacidade escolhidos. Na figura 33 estão retratados alguns passos adiante.

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_14_zps9f94036e

Ao final, eu selecionei o modo: "Super-exposição", com opacidade de 50% (34), ele me pareceu mais eficiente para o resultado final (35).

[Tutorial] Textura Mineral no Gimp Textur_min01_15_zpsf424406c


Veja também:
• Shapes (Vetores) no Gimp
• Botão de Vidro no Inkscape

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

Compartilhe este Tópico!

Url direta
BBcode
HTML
Feito com    e muito    pela equipe Fox Design