Qui 23 Dez 2010, 7:23 pm
p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { margin: 0cm 0cm 10pt; font-size: 10pt; font-family: "Verdana","sans-serif"; }p.MsoAcetate, li.MsoAcetate, div.MsoAcetate { margin: 0cm 0cm 0.0001pt; font-size: 10pt; font-family: "Verdana","sans-serif"; } Por: Luiz Felipe de Freitas Feito no Adobe Photoshop CS3, mas pode ser nas outras versões Introdução: Nesse artigo, iremos aprender como pintar uma imagem de forma que consigamos chegar o mais próximo possível da realidade. 1º Passo: Preparando a imagem Abra a imagem de seu interesse. Nesse artigo irei utilizar a imagem abaixo. Lembrando que é importante que tenhamos o elemento a ser pintado, nesse caso o lobisomem, já recortado em uma camada independente. De início, iremos acionar uma camada de cor sólida para ser inserida na imagem. Acione a camada de cor sólida, pelo 4º ícone localizado na parte inferior da paleta de camadas e clique na opção Solid Color: Escolha a cor #a2b8fe , e confirme, será criada a camada de ajuste de cor sólida. Logo acima da camada do lobisomem. Coloque essa camada de cor sólida para o modo de mesclagem Overlay Em seguida tecle ALT + CTRL + G, dessa forma, criaremos um clipping mask, ou seja, a camada de ajuste será “clipada” à camada do lobisomem. Você vai reparar que a coloração azul, antes predominante na imagem toda, agora somente irá cobrir a extensão do corpo do lobisomem. E agora estamos prontos para pintar. Utilizaremos essa coloração azul, para simular o tecido Jeans na calça. A sua imagem deverá estar dessa forma, logo após a criação do clipping mask. Feita essa parte, de um clique agora no thumbnail referente à máscara de camada de cor sólida, a miniatura branca, e em seguida tecle CTRL + I, para inverter a cor dessa máscara de branco para preto. Ao teclar CTRL + I e sua miniatura ficar com a cor preta, e a coloração azul sumir, você estará preparado para começar a pintar. Ao invertermos a cor da máscara, de branco para preto, nós ocultamos a coloração azul, pois a partir de agora, iremos utilizar o pincel para desocultar essa cor, e assim pintar as partes desejadas. 2º Passo: Iniciando a pintura. Acione a ferramenta Brush Tool (Pincel), configure para primeiro plano a cor branca. (Devemos ter a máscara com a cor preta e o pincel com a cor branca. Abaixo, visualize a ferramenta correta e sua configuração, lembrando que o tamanho e dureza da ponta do pincel dependerão da imagem a ser pintada. Não há uma fórmula exata. Agora, com o pincel, comece a pintar a calça do lobisomem. Pinte somente a calça, deixando os detalhes como cinto e etc. de fora da pintura. Lembrando que se precisar apagar alguma parte de pintura, caso erre, você poderá utilizar a letra X como atalho de teclado para trocar a cor da ponta do pincel de branco para preto, e dessa forma o pincel agirá como uma borracha, para pintar novamente, tecle X para retornar à cor branca. A imagem deverá ficar assim: 3º Passo: Pintando o cinto Agora, escolheremos uma cor para o cinto, criando novamente uma camada de cor sólida. Faça como no primeiro passo, acionando a camada de cor sólida pelo ícone na parte inferior da paleta de camadas, escolha a cor #606511, sete a camada para overlay(sobrepor), e em seguida tecle ALT + CTRL + G para criar o clipping mask. Inverta a cor do thumbnail da máscara de branco para preto teclando CTRL + I , e comece a pintar o cinto com a ferramenta pincel. Deixe os detalhes do cinto, como botões e as estrelas de fora, pois você poderá pintar com outra cor caso ache mais interessante. Abaixo,veja como está nossa imagem após a pintura do cinto: Vale informar que caso não achem a cor utilizada com a ideal para a pintura, você poderá alterá-la, clicando nas miniaturas coloridas referente à camada de cor sólida e alterando a cor, a miniatura fica localizada dentro da paleta de camadas. Cada camada tem sua miniatura colorida. 4º Passo: Pintando as botas Faça o mesmo processo de criação de camada de cor sólida agora para pintarmos as botas. Escolha dessa vez a cor #81461a Evite pintar a fivela da bota. Teremos a imagem da seguinte forma: 5º Passo: Pintando o corpo. Agora iremos pintar o corpo, utilizarei uma cor clara, propositalmente, para que tenhamos uma cor meio termo entre a pele humana e a pelagem de um lobo. Faça o mesmo procedimento de criação de camada de cor sólida, utilizando dessa vez a cor #fde7ab e o modo de mesclagem para overlay. E dessa vez, coloque a opacidade e fluxo (Fill) da camada para 80%. E pronto, nossa imagem antes e depois: Antes: Depois: E é isso pessoal, espero que tenham gostado |