Sáb 25 Set 2010, 10:06 am
O que é design gráfico? e 10 maneiras de como se tornar um bom designer. Então ... encontrei esse texto no Rebels achei interessante e acredito que possa ajudar .
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O que é design gráfico?
Falamos tanto de design isso, design aquilo…mas afinal de contas, o queé design gráfico? É fazer logos? É saber mexer no Photoshop? É serartista? Sim, e não. Abaixo, definições de fontes diferentes do que vêma ser - exatamente - design gráfico.
“Design gráfico é o processo de comunicar visualmente utilizando textose imagens para apresentar informações. A prática de design gráficoinvolve um espectro de habilidades cognitivas, estéticas e habilidadesem tipografia, artes visuais e diagramação de páginas. Como outrasformas de design, design gráfico geralmente se refere aos processos(designing) pelas quais a comunicação é criada e produtos (designs) quesão gerados.”
(Wikipedia - Graphic Design)
“Design gráfico existe desde que o homem começou a fazer pinturas emcavernas; primeiramente em paredes de pedra ou terra seca, e hojeglobalmente na World Wide Web. Designers gráficos trabalham fazendodesign de impressos, formas visuais de informação ambiental (sistemasde sinais) ou eletrônicos, trabalhos de propaganda, publicação ou atéwebsites. Tudo isso é conseguido através da administração dehabilidades e entendimento de tipografia, cores, imagens e sons para secriar soluções visuais a problemas de comunicação.”
(About.com - O que é um designer gráfico)
“Um designer gráfico trabalha num escritório muito louco, com umlaptop numa mão e uma raquete de ping-pong na outra. Aham - isso seriao que você veria na TV. Na realidade, um designer gráfico trabalha paraum bando de diferentes empresas, organizações e humanóides que chamamosde clientes. Cada um destes mencionados precisam comunicar uma certamensagem a certas pessoas que chamamos de audiência-alvo (nada dedardos involvidos).
Designer gráficos fornecem essas soluções criando coisas visuais, comopôsteres, logos, capas de livros entre outros. Mas como a tecnologiamuda sempre, muda também as “coisas” que os designers gráficos criam.Hoje em dia, designers gráficos também estão criando websites,animações (por exemplo, títulos de shows da TV) e muito mais. Céus, atéo termo designer “gráfico” está ficando obsoleto por causa de novastecnologias.”
(O que nos céus é design gráfico?)
“Design gráfico é qualquer forma de representação visual artística”
(Motto.com)
“Design gráfico é o uso de elementos gráficos e tipográficos para comunicar uma idéia ou conceito”
(Graphicsquote.com)
“Design gráfico é uma forma de comunicação onde os designers usamimagens, tipografia e diagramação de páginas para promover uma mensagem.
O trabalho de design gráfico assombra você nos seus sonhos eforçadamente rouba do seu corpo nutrientes importantes. Sua energiaentão se transforma em linhas, formas, texturas, cores transformando-osem lindas obras-de-arte.
Tudo se resume em iluminar milhões de pessoas com informações apelativas.
Se você quer descobrir o que realmente é design gráfico, tente olhardiretamente em direção ao sol e quando você perder sua visão, você terásua resposta.”
“Design gráfico é pesquisa, análise, comunicação, visual, planejamento, conceito, tipografia, solução.”
Em resumo, um designer gráfico precisa ser interdisciplinar: precisamossaber de tudo, desde como que é feito o papel até como que o hambúrgueré preparado. Mesmo. Um designer gráfico pode trabalhar em todas asáreas portanto têm que ter uma noção de todas estas áreas. Um designerignorante é como um economista que não sabe contar.
O trabalho de um designer gráfico se resume em resolver problemas decomunicação: é informar algo de forma inteligível a um certo públicoutilizando-se de imagens, tipos, cores, etc. Pode ser aplicado emqualquer mídia, seja impresso em papel, em embalagem, na tela, emanimação, etc.
O designer gráfico é não é artista, mas age como um, passandosentimento para seus trabalhos e capturando a atenção do público parasua mensagem.
Chega a ser seguro dizer que [quase] tudo que você vê, é design gráfico.
10 maneiras de como se tornar um bom designer
Você provavelmente já viu listas assim antes, mas eis minha visão emmaneiras para melhorar suas habilidades e se tornar um bom designer.Acredito que bons designers não apenas fazem bom design, mas sãoconscientes, rápidos e intuitivos. Embora existem várias maneiras detornar-se um designer, abaixo têm uma lista de dez coisas eu sinto quesão importantes para cada designer.
1. Crie uma biblioteca de referência
É sempre bom ter referências boas e ruins. Sempre que consigo colocaras mãos em algum pedaço de papel, tento guardá-lo. Sejam cartões devisitas ou flyers. Por que é útil? Por um motivo simples: você terá emmãos um rápido manual do que pode ser feito em impressão (e o maisimportante, do que não pode ser feito). Com uma biblioteca de flyers,por exemplo, se algum dia você for contratado pra fazer um, você jápode conferir pela sua biblioteca o que já foi feito antes, o que jáfoi legal, o que já foi feito e quem sabe utilizar essas referênciascomo fonte de inspiração.
2. Faça pesquisas, nem que sejam mínimas
Embora o mercado atual é bem corrido, e logo logo notamos que não háespaço para corrermos atrás de painéis de semântica, pesquisa demercado, etc. Mas pesquisar algo para um projeto de design é essencial.Muitas vezes, um bom briefing com um cliente pode responder muitasquestões que você possa ter em aberto e salvá-lo de fazer pesquisas decampo. Claro que se nem o cliente sabe muito sobre sua empresa, digamosque talvez não seja lá uma boa idéia trabalhar com quem não sabe o quefaz. Faça brainstormings ou mind-mappings rápidos, nem que seja numguardanapo. Pesquisas são importantíssimas, mesmo quando o tempo éapertadíssimo.
3. Conheça-te a ti mesmo
Pode parecer uma piração sócrateana, mas isso é importante. Saiba quaissão suas limitações de antemão. Se o cliente quer um site inteiro emFlash e você não souber como mexer nesse programa, não espere aprendertodo o necessário em dois dias. Diga logo de cara que você não têm oconhecimento para isso. É melhor perder um cliente honestamente, do queaceitar o trabalho e entregar o produto com quatro mêses de atraso ecom prejuízos ao cliente. Não tenha medo em admitir que não sabe fazeralgo, é um processo normal. O mais importante de algo, não dê falsasesperanças ao cliente apenas para deixá-lo pensando “meu Deus, essedesigner só me enrolou até agora”.
4. Conheça-te ao teu trabalho
Um designer que não entende o trabalho que lhe foi designado é tão útilquanto um burro-de-carga sem patas: ninguém vai a lugar algum. Vocêprecisa entender o que seu cliente quer e como ele o quer. Se você vaifornecer soluções, você precisa saber as necessidades. E muitas vezesseu cliente não vai lhe dar todas as informações que você poderia ter,por isso a importância de uma pesquisa. Saiba o que você está fazendo epor que você está fazendo, não só pra quem você está fazendo.
5. Conheça-te a quem você faz design
Embora sempre fale-se de cliente isso, cliente aquilo, é necessárioentender que o produto final não vai ser para seu cliente, mas para osclientes dele: o público geral. Se seu cliente não gostar de algo quevocê fez, justifique-se e explique porque você fez desta maneira, eenfatize o público geral. Mas não é só lembrar seu cliente que o designé pro público, é preciso lembrar a si mesmo que é para um públicomaior. Logo, se o público geral do seu cliente são jovens de 15 a 18anos, uma linguagem formal demais pode ser inapropriada embora sejaapropriada para seu cliente, que pode ter uma idade de 40 a 50 anos. Oque seu cliente gosta pode não ser o que os clientes dele gostam.
6. Não tente criar uma obra de arte
Essa é difícil para muitos designers. Somos perfecionistas natos,queremos algo que nós mesmos olhemos e digamos “nossa…esse com certezavai para meu portfólio”. Mas muitas vezes clientes discordam eprecisamos fazer algo que eles achem bom. Lembre-se que você fornecesoluções para seu cliente, e seu objetivo não é criar algo para seuportfólio, mas algo para solucionar o problema do seu cliente.
7. Receba opiniões
É importante um designer receber opiniões referentes ao seu trabalho.Para sites e produtos que involvam interação com um usuário, quem sabenão seja interessante pegar alguém sem muito conhecimento em navegaçãopara internet para testar se seu produto é usável. Pergunte a opiniãode outros designers também. Se eles não gostarem, justifique suasescolhas. Se eles repensarem sua opinião, ótimo. Caso contrário, talvezvocê realmente deva alterar alguma coisa.
8. Dê umas voltas
Especialmente útil quando voce tiver um bloqueio mental. Se algo teincomoda, se você está preso entre duas opções ou se você simplesmentenão sabe o que fazer, vá dar umas voltas. Saia do escritório ou de suacasa, dê umas voltas pela quadra, observe o mundo ao seu redor. Note ascoisas pequenas: a textura do concreto da escada, a tinta escorrendodaquela pixação no muro, etc. Distraia sua mente. Quando você voltar aotrabalho, sua mente estará refrescada e pronto para agir.
9. Desafie-se
Tente se surpreender. Se você têm uma idéia mas que parece arriscada,tente de qualquer maneira. Pode ser que sua idéia seja algoextremamente inovativo nunca tentado antes e você vire milionário. Daívocê vai lembrar deste site e vai sentir vontadezinha de doar umpouquinho do dinheiro, né?
10. Ame design
Não existe nada melhor que um profissional que ama seu trabalho. Issoreflete na qualidade dos seus trabalhos e reflete nos seus clientes. Sevocê entrou nesse ramo odiando cada segundo, honestamente, por quecontinuar aqui? Um designer não só trabalha com design, mas respiradesign, vive design. E quando seu cliente ver sua paixão pelo design,ele será contagiado também. E os clientes dele também serão. Amor écontagioso, portanto ame ao máximo. Você só têm a ganhar.
11. (Bônus) Estude design
Afinal de contas, do que adianta ser apaixonado e saber tudo sobrePhotoshop, Corel Draw e Illustrator mas não entender nada sobregestalt, teoria da cor e princípios básicos do design. Existem milharesde cursos aí por fora que ensinam você a ser designer. Não acrediteneles! Design não é só mecher em software, design não é só desenhar.Design é encontrar soluções para viabilizar um produto, agregar valor auma marca e aumentar lucros para seu cliente. Você não aprende isso noscursinhos de design. Acredite, se aperfeiçoe e principalmente estude ,nunca pare de estudar, o que seria impossivel para muitas pessoas paravoçê não será.
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Creditos: Digital Paper Web http://digitalpaperweb.com.br/ezine/...design-grafico
bjs
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O que é design gráfico?
Falamos tanto de design isso, design aquilo…mas afinal de contas, o queé design gráfico? É fazer logos? É saber mexer no Photoshop? É serartista? Sim, e não. Abaixo, definições de fontes diferentes do que vêma ser - exatamente - design gráfico.
“Design gráfico é o processo de comunicar visualmente utilizando textose imagens para apresentar informações. A prática de design gráficoinvolve um espectro de habilidades cognitivas, estéticas e habilidadesem tipografia, artes visuais e diagramação de páginas. Como outrasformas de design, design gráfico geralmente se refere aos processos(designing) pelas quais a comunicação é criada e produtos (designs) quesão gerados.”
(Wikipedia - Graphic Design)
“Design gráfico existe desde que o homem começou a fazer pinturas emcavernas; primeiramente em paredes de pedra ou terra seca, e hojeglobalmente na World Wide Web. Designers gráficos trabalham fazendodesign de impressos, formas visuais de informação ambiental (sistemasde sinais) ou eletrônicos, trabalhos de propaganda, publicação ou atéwebsites. Tudo isso é conseguido através da administração dehabilidades e entendimento de tipografia, cores, imagens e sons para secriar soluções visuais a problemas de comunicação.”
(About.com - O que é um designer gráfico)
“Um designer gráfico trabalha num escritório muito louco, com umlaptop numa mão e uma raquete de ping-pong na outra. Aham - isso seriao que você veria na TV. Na realidade, um designer gráfico trabalha paraum bando de diferentes empresas, organizações e humanóides que chamamosde clientes. Cada um destes mencionados precisam comunicar uma certamensagem a certas pessoas que chamamos de audiência-alvo (nada dedardos involvidos).
Designer gráficos fornecem essas soluções criando coisas visuais, comopôsteres, logos, capas de livros entre outros. Mas como a tecnologiamuda sempre, muda também as “coisas” que os designers gráficos criam.Hoje em dia, designers gráficos também estão criando websites,animações (por exemplo, títulos de shows da TV) e muito mais. Céus, atéo termo designer “gráfico” está ficando obsoleto por causa de novastecnologias.”
(O que nos céus é design gráfico?)
“Design gráfico é qualquer forma de representação visual artística”
(Motto.com)
“Design gráfico é o uso de elementos gráficos e tipográficos para comunicar uma idéia ou conceito”
(Graphicsquote.com)
“Design gráfico é uma forma de comunicação onde os designers usamimagens, tipografia e diagramação de páginas para promover uma mensagem.
O trabalho de design gráfico assombra você nos seus sonhos eforçadamente rouba do seu corpo nutrientes importantes. Sua energiaentão se transforma em linhas, formas, texturas, cores transformando-osem lindas obras-de-arte.
Tudo se resume em iluminar milhões de pessoas com informações apelativas.
Se você quer descobrir o que realmente é design gráfico, tente olhardiretamente em direção ao sol e quando você perder sua visão, você terásua resposta.”
“Design gráfico é pesquisa, análise, comunicação, visual, planejamento, conceito, tipografia, solução.”
Em resumo, um designer gráfico precisa ser interdisciplinar: precisamossaber de tudo, desde como que é feito o papel até como que o hambúrgueré preparado. Mesmo. Um designer gráfico pode trabalhar em todas asáreas portanto têm que ter uma noção de todas estas áreas. Um designerignorante é como um economista que não sabe contar.
O trabalho de um designer gráfico se resume em resolver problemas decomunicação: é informar algo de forma inteligível a um certo públicoutilizando-se de imagens, tipos, cores, etc. Pode ser aplicado emqualquer mídia, seja impresso em papel, em embalagem, na tela, emanimação, etc.
O designer gráfico é não é artista, mas age como um, passandosentimento para seus trabalhos e capturando a atenção do público parasua mensagem.
Chega a ser seguro dizer que [quase] tudo que você vê, é design gráfico.
10 maneiras de como se tornar um bom designer
Você provavelmente já viu listas assim antes, mas eis minha visão emmaneiras para melhorar suas habilidades e se tornar um bom designer.Acredito que bons designers não apenas fazem bom design, mas sãoconscientes, rápidos e intuitivos. Embora existem várias maneiras detornar-se um designer, abaixo têm uma lista de dez coisas eu sinto quesão importantes para cada designer.
1. Crie uma biblioteca de referência
É sempre bom ter referências boas e ruins. Sempre que consigo colocaras mãos em algum pedaço de papel, tento guardá-lo. Sejam cartões devisitas ou flyers. Por que é útil? Por um motivo simples: você terá emmãos um rápido manual do que pode ser feito em impressão (e o maisimportante, do que não pode ser feito). Com uma biblioteca de flyers,por exemplo, se algum dia você for contratado pra fazer um, você jápode conferir pela sua biblioteca o que já foi feito antes, o que jáfoi legal, o que já foi feito e quem sabe utilizar essas referênciascomo fonte de inspiração.
2. Faça pesquisas, nem que sejam mínimas
Embora o mercado atual é bem corrido, e logo logo notamos que não háespaço para corrermos atrás de painéis de semântica, pesquisa demercado, etc. Mas pesquisar algo para um projeto de design é essencial.Muitas vezes, um bom briefing com um cliente pode responder muitasquestões que você possa ter em aberto e salvá-lo de fazer pesquisas decampo. Claro que se nem o cliente sabe muito sobre sua empresa, digamosque talvez não seja lá uma boa idéia trabalhar com quem não sabe o quefaz. Faça brainstormings ou mind-mappings rápidos, nem que seja numguardanapo. Pesquisas são importantíssimas, mesmo quando o tempo éapertadíssimo.
3. Conheça-te a ti mesmo
Pode parecer uma piração sócrateana, mas isso é importante. Saiba quaissão suas limitações de antemão. Se o cliente quer um site inteiro emFlash e você não souber como mexer nesse programa, não espere aprendertodo o necessário em dois dias. Diga logo de cara que você não têm oconhecimento para isso. É melhor perder um cliente honestamente, do queaceitar o trabalho e entregar o produto com quatro mêses de atraso ecom prejuízos ao cliente. Não tenha medo em admitir que não sabe fazeralgo, é um processo normal. O mais importante de algo, não dê falsasesperanças ao cliente apenas para deixá-lo pensando “meu Deus, essedesigner só me enrolou até agora”.
4. Conheça-te ao teu trabalho
Um designer que não entende o trabalho que lhe foi designado é tão útilquanto um burro-de-carga sem patas: ninguém vai a lugar algum. Vocêprecisa entender o que seu cliente quer e como ele o quer. Se você vaifornecer soluções, você precisa saber as necessidades. E muitas vezesseu cliente não vai lhe dar todas as informações que você poderia ter,por isso a importância de uma pesquisa. Saiba o que você está fazendo epor que você está fazendo, não só pra quem você está fazendo.
5. Conheça-te a quem você faz design
Embora sempre fale-se de cliente isso, cliente aquilo, é necessárioentender que o produto final não vai ser para seu cliente, mas para osclientes dele: o público geral. Se seu cliente não gostar de algo quevocê fez, justifique-se e explique porque você fez desta maneira, eenfatize o público geral. Mas não é só lembrar seu cliente que o designé pro público, é preciso lembrar a si mesmo que é para um públicomaior. Logo, se o público geral do seu cliente são jovens de 15 a 18anos, uma linguagem formal demais pode ser inapropriada embora sejaapropriada para seu cliente, que pode ter uma idade de 40 a 50 anos. Oque seu cliente gosta pode não ser o que os clientes dele gostam.
6. Não tente criar uma obra de arte
Essa é difícil para muitos designers. Somos perfecionistas natos,queremos algo que nós mesmos olhemos e digamos “nossa…esse com certezavai para meu portfólio”. Mas muitas vezes clientes discordam eprecisamos fazer algo que eles achem bom. Lembre-se que você fornecesoluções para seu cliente, e seu objetivo não é criar algo para seuportfólio, mas algo para solucionar o problema do seu cliente.
7. Receba opiniões
É importante um designer receber opiniões referentes ao seu trabalho.Para sites e produtos que involvam interação com um usuário, quem sabenão seja interessante pegar alguém sem muito conhecimento em navegaçãopara internet para testar se seu produto é usável. Pergunte a opiniãode outros designers também. Se eles não gostarem, justifique suasescolhas. Se eles repensarem sua opinião, ótimo. Caso contrário, talvezvocê realmente deva alterar alguma coisa.
8. Dê umas voltas
Especialmente útil quando voce tiver um bloqueio mental. Se algo teincomoda, se você está preso entre duas opções ou se você simplesmentenão sabe o que fazer, vá dar umas voltas. Saia do escritório ou de suacasa, dê umas voltas pela quadra, observe o mundo ao seu redor. Note ascoisas pequenas: a textura do concreto da escada, a tinta escorrendodaquela pixação no muro, etc. Distraia sua mente. Quando você voltar aotrabalho, sua mente estará refrescada e pronto para agir.
9. Desafie-se
Tente se surpreender. Se você têm uma idéia mas que parece arriscada,tente de qualquer maneira. Pode ser que sua idéia seja algoextremamente inovativo nunca tentado antes e você vire milionário. Daívocê vai lembrar deste site e vai sentir vontadezinha de doar umpouquinho do dinheiro, né?
10. Ame design
Não existe nada melhor que um profissional que ama seu trabalho. Issoreflete na qualidade dos seus trabalhos e reflete nos seus clientes. Sevocê entrou nesse ramo odiando cada segundo, honestamente, por quecontinuar aqui? Um designer não só trabalha com design, mas respiradesign, vive design. E quando seu cliente ver sua paixão pelo design,ele será contagiado também. E os clientes dele também serão. Amor écontagioso, portanto ame ao máximo. Você só têm a ganhar.
11. (Bônus) Estude design
Afinal de contas, do que adianta ser apaixonado e saber tudo sobrePhotoshop, Corel Draw e Illustrator mas não entender nada sobregestalt, teoria da cor e princípios básicos do design. Existem milharesde cursos aí por fora que ensinam você a ser designer. Não acrediteneles! Design não é só mecher em software, design não é só desenhar.Design é encontrar soluções para viabilizar um produto, agregar valor auma marca e aumentar lucros para seu cliente. Você não aprende isso noscursinhos de design. Acredite, se aperfeiçoe e principalmente estude ,nunca pare de estudar, o que seria impossivel para muitas pessoas paravoçê não será.
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Creditos: Digital Paper Web http://digitalpaperweb.com.br/ezine/...design-grafico
bjs